Páginas

Compre seu Leitor Digital

24 setembro 2011

Corrupção, um problema meu, seu, de todos.

"O que ainda falta e (se) não fizermos algo continuará faltando".



A corrupção vem do latim corruptus, que significa tornar pútrido.Segundo o wikipedia significa etimologicamente quebra de estado funcional organizado, deterioração.

Existem vários tipos de corrupção, seja na família, nas relações sociais, no governo, no legislativo ou judiciário.

Deve-se ressaltar que existe também o corruptor(aquele que exige vantagem ilegal) e corrompido(aquele que aceita receber beneficio em troca de facilitação).

No Brasil o povo estava adormecido pelos diversos casos de corrupção, devido a leniência com que eram tratados no governo Lula, inclusive com diversos exemplos, vide CPI's Mensalão, Correios, Bingos,Ambulâncias.

A Corrupção afeta principalmente os mais pobres, que tem os recursos destinados para sua saúde e educação, desviados pelos deputados, senadores, prefeitos e governadores em benefício próprios e de seus amigos.

Com o movimento capitaneado pela presidente Dilma Roussef o Brasil acordou e realizou a primeira manifestação contra corrupção no dia 7 de setembro/2011 em várias capitais brasileiras, semelhante aos caras pintadas que tiraram o ex-presidente deposto e atual senador Collor.

Nesse seguimento a OAB FEDERAL, aderiu ao movimento e fundou o oobservatório de combate a corrupção para que as pessoas acompanhem os diversos casos de corrupção que são noticiados e as vezes caem no esquecimento, bem como não deixem de fazer suas denúncias, após um simples cadastro.  

A corrupção não é só um problema meu, é nosso pois quando você não fiscaliza ou combate esse tipo de prática, quem perde são todos que irão pagar mais impostos para custear educação, saúde, segurança...etc, que tem suas verbas desviadas.

Atualmente o Brasil se encontra em 69º no ranking de países mais corruptos numa lista de 178 países.

Um comentário:

  1. É por isso que acrescentei às minhas orações: Da corrupção, livrai-nos senhor, amém!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário