Páginas

Compre seu Leitor Digital

22 fevereiro 2012

O Homem que fazia chover

Nesse período de agitação do carnaval, aproveitei para assistir à um clássico dos filmes jurídicos que retrata os debates entre a acusação e defesa nos tribunais, THE RAINMAKER (O HOMEM QUE FAZIA CHOVER), alude ao fato do jovem advogado ter conseguido uma verdadeira vitória quase impossível na defesa de uma "simples família sem recursos" contra uma grande seguradora amparada por experientes advogados.

O filme narra a estória de um jovem advogado em início de carreira (assim como alguns de nós), que sem emprego e diante de uma concorrência feroz na cidade de Menphis-EUA, dominada por escritórios de tubarões, como são conhecidos os advogados, vê-se sem alternativas a não ser procurar um grande advogado corrupto da localidade.

Após o jovem advogado ingressar no meio advocatício começa a perceber a guerra pela sobrevivência nesse campo, com estratégias de aliciamento de clientes ensinadas pelo personagem "Dek shifllet" como Danny de Vito, ensinando-o até mesmo correr atrás de pacientes internados em hospitais.

Voltando ao núcleo do filme, a principal batalha judicial trava-se entre uma companhia de seguros x paciente com leucemia.

A seguradora não quis cobrir o transplante de medula, mesmo sendo milionária, de um único paciente que em 11 meses vai dos 74kg aos 45kg, por final morrendo.

É nesse ponto que o jovem e inexperiente advogado "Matt Damon como Rudy Baylor", ingressa no litígio e heroicamente enfrenta os tubarões jurídicos que atuam a favor da seguradora que usam de todas as suas  canalhices legais(grampos, conluios com juiz, etc...).

O desfecho do filme é emocionante e cheio de lições e reflexões, entre elas a que eu tiro é, do valor humano acima do dinheiro e a manutenção de princípios de vida e firmeza diante das adversidades.

Lá nos EUA também é exigido o Exame da Ordem para advogar e o filme retrata isso, um fato que me chamou muita atenção também, pois apesar de não ter carteira o hilariante "Danny De Vito" ajudou muito Matt Damon nessa batalha.




5 comentários:

  1. Gostaria de convidar o blog a participar da pesquisa Blogueiros BR.
    Meu contato: anaraquelbraga2010@gmail.com.

    A participação dos blogueiros consiste na resposta de um questionário. Posso mandar para seu email? O tempo de duração para respondê-lo é pequeno. A participação do blog é muito importante.

    Qual o contato?

    Por favor, teria como responder pelo meu email?


    Att;
    Ana Raquel

    ResponderExcluir
  2. O contato é hrcc23@live.com.

    ResponderExcluir
  3. O filme realmente é muito bom, suscita muitos debates. gostei muito.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário