Páginas

Compre seu Leitor Digital

18 novembro 2010

Pré Conceito e Discriminação

A cada dia que passa é notório o crescimento no Brasil da intolerância racial e social que acomete aqueles que se julgam superiores aos demais, tal qual como se fossem semi-deuses.

À exemplo da adolescente graduanda em Direito, natural do Estado de São Paulo, que justificando seus argumentos preconceituosos ofendeu a honra e dignidade do povo nordestino, incitando inclusive à morte de pessoas desta região do Brasil. 

"Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado
geralmente na forma de uma atitude discriminatória."

Recentemente um jornalista da sucursal da globo, no Estado do Rio Grande do Sul, fez declarações extremamente graves.Em TV aberta, falou que a "culpa dos acidentes de trânsito, são dos pobres, que vivem em gaiolas, mas que por culpa do governo, que abre linhas de créditos esses desgraçados estão causando estragos nos trânsito, ao adquirir carros".

Como se vê a discriminação baseia-se no pré conceito sobre um objeto,que no caso de Nayara Petruso, foram os nordestinos e no caso desse jornalista foram os pobres.

Discriminar significa "fazer uma distinção"

"O homem é lobo do próprio homem",disse Thomas Hobbes.

Alguns homens se julgam superiores aos outros por terem um carro melhor, morar numa casa melhor, num bairro mellhor, cursar uma faculdade melhor, ser rico, ser paulista, ser branco....
E você se julga melhor em razão de quê?








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário